O branding ou também conhecido como brand management significa pensar sobre o que distingue a sua empresa das restantes marcas e incorporá-lo em cada detalhe de contacto com o negócio, desde o design, às mensagens, marketing, relações públicas e visão da empresa.
O que é o Branding?
Branding é a gestão das estratégias da marca que visam torná-la mais forte e mais presente no mercado. É bastante importante estar ciente de que este esforço deve ser permanente e que os seus resultados serão visíveis a longo prazo.
Depois de entender o que realmente é o branding, está na altura de entender a sua importância e como um bom brand management pode exponenciar a sua empresa.
Qual a verdadeira importância e essência do Branding?
Pense durante breve segundos numa marca, vamos lá testar o seu Top of Mind. Além de pensar no nome, vai certamente de forma consciente ou até mesmo inconsciente lembrar quais as cores que essa marca utiliza, vai lembrar-se das formas e do design de determinados elementos, se for o caso pode até lembrar-se perfeitamente dos sons característicos e possivelmente até sentir algumas sensações. Portanto, esta é precisamente a função primordial do branding, gerar sensações, criar conexões com os consumidores e assegurar que os seus stakeholders entendem o seu posicionamento.
Como fazer Branding para o seu Negócio? | As melhores estratégias
Como já deve ter percebido, fazer branding exige coerência e tal como factor complexidade está presente numa marca, a gestão da mesma não poderia ser diferente. Contudo, existem algumas linhas condutoras que nos ajudam a traçar os primeiros passos para construir um branding extraordinário:
- Construção do ADN da marca
Este primeiro passo da construção ou reformulação do ADN da marca é a estratégia de branding mais importante de todas. Significa que tudo o que advém vai ser inspirado neste plano inicial. Todas as estratégias seguintes são formas elementares através das quais a marca se vai comunicar para o exterior.
Definir as representações visuais da marca, ajuda a criar uma identidade na mente do consumidor:
Cores – Transmitem sensações e ajudam a criar associações positivas junto do target;
Logótipo – Elemento gráfico que representa a marca e estabelece um reconhecimento imediato;
Tipografia – A escolha da fonte/tipo de letra tem como função cumprir os mesmos objetivos de identificação do público;
Manual de Normas – É um guia que resume cores, fontes e formas de aplicação do logo permitidas em situações de variação.
Valores – Este é um ponto que está diretamente relacionado com as suas metas e com os objetivos da empresa. Indicam o que é importante para a marca e é através destes valores que vai fazer a conexão com o seu target.
Tom de voz – Definir o modo como se dirige ao público-alvo diz muito sobre a sua marca, pode fazê-lo de uma maneira formal ou informal;
Canais – Reconhecer e priorizar os canais de comunicação que melhor representam a personalidade da marca é um ponto fulcral. Onde está o seu público-alvo?
Marketing de Conteúdo – Da mesma forma que os canais de comunicação devem atender aos valores e personalidade da marca, também a mensagem a ser transmitida é extremamente importante. Quanto mais original e genuíno for o seu conteúdo, mais credibilidade ganha a sua marca.
É a ferramenta mais simples e poderosa de conectar com pessoas e compartilhar conteúdos. Como ignorar este ponto numa estratégia de negócio? Impossível.
As redes sociais permitem utilizar as publicações para reforçar a identidade visual, com destaque para o logótipo e cores da empresa, realçar os valores e personalidade da marca, reforçar o seu posicionamento, interagir com a audiência, entregar conteúdo de valor e criar ligações com o consumidor. O segredo está em entender quais as redes sociais mais utilizadas pelo seu target e tirar o melhor partido delas.
Está com dúvidas que redes sociais deve utilizar no seu negócio? Fale connosco.
Atualmente o brand management é uma estratégia fundamental no sucesso de qualquer marca e trabalhar nesse sentido é garantir que o seu negócio cresce de forma inteligente e duradoura.