
Com tantas empresas presentes online, destacar-se da multidão é essencial e o Marketing de Conteúdo é uma excelente forma de criar confiança, aumentar o tráfego e atrair a atenção do seu público-alvo.
A criação e partilha de materiais online como vídeos, blogs e posts em redes sociais são a base do marketing de conteúdo. Entender quem é o público-alvo torna-se fundamental para obter excelentes campanhas de conteúdo.
Quanto mais informação adquirir sobre o “target” desejado e quanto mais temas abordar sobre as suas paixões e lacunas, mais fácil será atraí-lo de forma pessoal. Tentar considerar os desafios ou pontos fracos dos clientes e ajustar o conteúdo com base nesses “insights” é um trunfo para produzir um excelente Marketing de Conteúdo.
Práticas Eficientes de Marketing de Conteúdo
A chave do sucesso é criar uma campanha de marketing de conteúdo eficiente para atingir três objectivos:
- Responder às perguntas do seu público-alvo;
- Fornecer informações valiosas;
- Suscitar o interesse das pessoas por mais conteúdo; Deixar o público-alvo com vontade de voltar ao site para ver mais informação;
Existem algumas regras de ouro que não podem ser esquecidas quando desenvolver as estratégias relativamente ao Marketing de Conteúdo:
- Dedicar algum tempo a conhecer melhor o seu público-alvo;
- Fazer experiências para descobrir os melhores tipos de conteúdo para atingir o seu público-alvo e não ter receio de utilizar diversos formatos;
- Escolher os lugares certos para publicar o seu conteúdo e lembre-se de falar directamente com o seu público-alvo;
- Deixar de lado o discurso comercial e respostas pré-feitas , priorizar a linguagem natural para interagir com o seu público-alvo é uma excelente aposta.
- Tornar o conteúdo único e atraente, apostar em títulos interessantes, imagens com boa qualidade e uma linguagem informativa para chamar a atenção do seu público-alvo.
Considerando todas estas orientações para criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo, é possível aumentar o alcance e fortalecer a sua presença online.
Nunca se esqueça: Cada pessoa é única!
Certificar-se de que está a redigir o conteúdo certo, às pessoas certas e que está a interagir com elas no momento certo é essencial no que diz respeito ao marketing de conteúdo. Este conteúdo online pode ter diversas formas, desde casos de estudo, a ebooks, GIF divertidos, até publicações em blogues, documentos técnicos e vídeos completos. Cada um destes formatos tem as suas vantagens e não importa se o seu objectivo é inspirar, ensinar ou entreter.
O essencial é saber qual é o formato de conteúdo que poderá criar mais impacto!
Como escolher um formato com base nas necessidades específicas do seu público-alvo?
Seja qual for o formato escolhido, o objetivo do conteúdo é sempre o mesmo: Conectar-se com o público-alvo.
Este é o verdadeiro ponto de partida, uma vez que é este mesmo público-alvo que vai interagir, partilhar, aprender e possivelmente tornar-se cliente.
Quais são os principais formatos de Conteúdo?
Blogs
Os blogs geralmente são publicados como uma subsecção de um site existente e podem incluir um conteúdo original ou criado por um convidado.
Produzir conteúdo exclusivo e de qualidade no blog pode ajudar a aumentar a publicidade e a fornecer um conteúdo interessante para partilhar nas redes sociais.
Infográficos
Os infográficos (imagens, sons, gráficos, hiperlinks) são informativos e muito úteis para apresentar um conhecimento de forma visual. Este formato de conteúdo funciona muito bem e ajuda a apresentar informação complexa/incomum de forma criativa.
E-books
Os e-books são guias educativos que facilitam a leitura sobre um tópico específico. Este é um formato de marketing que fornece aos leitores um conteúdo prático e que simultaneamente ajuda a destacar como um especialista na área.
Vídeos
Os vídeos podem ser criados de diversas formas e com eles as marcas podem criar um conteúdo divertido, útil, atrativo e que pode ser visto em qualquer momento.
Existem diversos formatos de conteúdo que podem ser explorados, nomeadamente, os casos de estudo, as avaliações, podcasts, seminários e lives.
Um conteúdo eficiente não precisa de se tornar viral ou alcançar milhões de pessoas! Concentrar-se num conteúdo personalizado, especialmente desenvolvido para o seu público-alvo e que direccione os seus clientes para uma meta ou acção específica, é o suficiente para desenvolver uma excelente estratégia de Marketing de Conteúdo.
E lembre-se, o Marketing de Conteúdo tem 4 metas principais:
Entreter, Inspirar, Ensinar e Convencer.