
Quando estamos a falar de Marketing Digital é quase impossível não abordar a questão do Email Marketing.
As ferramentas de marketing mudam constantemente e estão cada vez mais eficazes, a variedade de tecnologia disponível não pára de crescer, mas a realidade é que o Email Marketing continua a estar no topo no que diz respeito à retenção de leitores e conversão em vendas.
O Email Marketing ao contrário do que têm afirmado, continua a ser o rei do ROI (Retorno sobre Investimento), por muito que uma equipa de marketing se esforce a comprar tráfego, a desenvolver campanhas de Facebook ou a otimizar corretamente o SEO dos conteúdos, a verdade é que chegar às taxas de conversão do email marketing vai tornar-se num verdadeiro desafio.
Bom, depois de compreender o impacto desta ferramenta, chegou a altura de explorar as boas práticas de email marketing para desenvolver acções de marketing incríveis!
ESCOLHER UM BOM TÍTULO PARA O EMAIL
É de extrema importância enviar emails que sejam cativantes desde o primeiro instante, portanto, caprichar nos títulos dos emails pode ter um impacto brutal e contribuir bastante para as taxas de abertura. Contudo, evitem escrever conteúdos sensacionalistas que nada têm a ver com o conteúdo do email, porque caso isso aconteça é bem provável que os clientes coloquem os seus emails como SPAM. Criar o desejo de clicar no email e oferecer bom conteúdo é o nosso grande objetivo! Aqui ficam algumas boas práticas para escolher um título de email objetivo:
» Os títulos de email que contenham o nome do utilizador gera mais de 40% de abertura;
» Os títulos com maior taxa de abertura têm entre 6 a 10 palavras no máximo;
» Focar nos pontos chave do conteúdo do email;
» Não enviar emails com prioridade, uma vez que a taxa de abertura nestas condições é mais reduzida e são marcados frequentemente como SPAM;
» Despertar a curiosidade do leitor. Títulos mais sugestivos geram maiores taxas de abertura.
CRIAR UM EXCELENTE CALL-TO-ACTION
A maioria dos emails contém pelo menos um link com o objetivo final, a menos que seja um email meramente informativo.
Se o grande objetivo é fazer com que o leitor carregue num determinado link do email, então é de extrema importância que esse call-to-action seja bem claro e que esteja apelativo à ação.
TORNAR OS EMAILS RESPONSIVOS
Mais de 70% dos emails enviados são lidos em smartphones ou tablets, ou seja, isto significa que se os seus emails não forem responsivos, a experiência dos leitores não será a melhor.
Quando desenvolver uma estratégia de email marketing, preste especial atenção à versão mobile. Se pensar primeiro em mobile, irá entender rapidamente que existem diversos pontos a ter em consideração quando abre um email no mobile, como por exemplo:
» Dimensão do texto
Se o conteúdo for demasiado extenso, os leitores desistem de ler. Textos longos não combinam com a versão mobile e devem ser objetivos;
» Dimensão das imagens
Se decidir apostar em imagens no email verifique sempre se as imagens apresentam as medidas correctas e não saem do visor. É muito importante que as imagens que utilizamos no desktop se adaptem à versão mobile dos emails.
» Posição do Call to Action
Em mobile é de extrema importância que o primeiro link do texto apareça antes do usuário fazer scroll no email.
PERSONALIZAR OS EMAILS
Para tornar os emails mais pessoais e personalizados, nada melhor do que enviar o email de forma a mencionar o primeiro nome da pessoa. Essa personalização traz-nos resultados incríveis! A grande maioria das plataformas de email marketing permite utilizar uma tag que puxe automaticamente o nome do utilizador, tornando assim as mensagens mais apelativas.
FAZER TESTES A/B
Uma excelente forma de melhorar a comunicação nos emails é testar o comportamento dos leitores através da elaboração de diferentes emails, desde os títulos, à forma como se expõe o conteúdo, às imagens aplicadas e até mesmo a própria cor dos links. Pequenos detalhes fazem a diferença e enviar metade dos seus emails para uma lista e outra metade para a restante, facilmente se consegue aperceber qual é o email com maior taxa de abertura.
Depois de absorver todas estas dicas, está na hora de colocar em prática as estratégias de email marketing e melhorar o relacionamento com o público-alvo.